Notícias

Assim foi o lançamento da plataforma SmartFarmer

DSC 0147

No passado dia 19 de Julho, a Oikos – Cooperação e Desenvolvimento e a Fundação Vodafone juntaram mais de 150 pessoas, representantes das mais variadas entidades públicas e privadas nacionais, para a apresentação da plataforma digital SmartFarmer, uma solução tecnológica que promete ajudar os agricultores portugueses aos mesmo tempo que combate o desperdício na produção.

A Oikos e a Fundação Vodafone lançaram o SmartFarmer, uma solução desenvolvida para potenciar os circuitos curtos agroalimentares e os mercados de proximidade, promovendo assim o desenvolvimento rural, a economia local, a valorização dos produtos nacionais e o combate ao desperdício na produção.

A cerimónia de apresentação da plataforma trouxe ao Mercado da Ribeira mais de 150 pessoas, representando entidades públicas e privadas de todo o país e que poderão ser futuros promotores de mercados locais eletrónicos ou participar neles enquanto produtores ou consumidores.

 

Mário Vaz, presidente da Fundação Vodafone explicou que a “iniciativa insere-se na política de responsabilidade social da Fundação, que procura incentivar projetos e apoiar entidades relevantes, como é o caso da Oikos, que contribuam para o desenvolvimento da economia e da sociedade portuguesa e para a melhoria da qualidade de vida das populações“. Tendo salientado também que a Fundação procura sempre apoiar projetos e entidades que “tragam valor acrescentado e representem benefícios reais para a comunidade, como é o caso do SmartFarmer, que possibilitará uma aproximação entre os produtores e os consumidores, trazendo vantagens para ambas as partes“. Mário Vaz deu também uma nota bastante pessoal à sua intervenção, lembrando as suas origens e falando da relação de afeto, quase familiar, que um agricultor tem com os produtos que planta e faz crescer, algo que não acontece com outros objetos de trabalho, como o computador ou o telemóvel.

 

O presidente da Oikos, João José Fernandes, considera que o SmartFarmer irá promover a construção de parcerias entre consumidores e produtores, estimulando uma maior sinergia entre zonas urbanas e territórios de baixa densidade, trazendo ganhos económicos e sociais para ambas as partes e, consequentemente, para o país. João José Fernandes explicou que esta plataforma é um passo importante na concretização da estratégia da Oikos de intervenção na área da segurança alimentar e nutricional em Portugal e sublinhou que também constitui “um precioso instrumento para que as entidades e restauração coletiva, públicas e privadas privilegiem as compras locais de proximidade, gerando valor económico e emprego nas comunidades, sem por em perigo a gestão rigorosa dos seus orçamentos“.

 

O funcionamento da plataforma foi demonstrado por Pedro Krupenski, da Oikos, que fez uma exemplificação sobre a utilização da plataforma, tendo Jorge Revez, presidente da Associação de Defesa do Património de Mértola , região onde decorrerá o primeiro piloto, falado das vantagens da utilização da plataforma em zonas mais afastadas dos centros urbanos. Custódia Correia da Rede Rural Nacional e Pedro Teixeira, Director Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural também realizaram intervenções, salientando os benefícios da utilização da plataforma e o papel das relações de confiança que se poderão estabelecer entre produtor e consumidor.

 

A Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, destacou que o impulso que o SmartFarmer pode dar à agricultura tenderá a ter fortes reflexos no Turismo salientando, por exemplo, o papel potencial dos circuitos curtos agroalimentares na diferenciação da oferta turística nacional. A Secretária de Estado comprometeu-se a divulgar os mercados de proximidade junto de operadores turísticos e nas próprias escolas de Hotelaria e turismo.

O Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, encerrou o evento e enalteceu a importância do projeto para apoiar a pequena agricultura, apontando as dificuldades de escoamento dos produtos como um dos maiores problemas do setor, uma vez que o espaço da distribuição está quase totalmente ocupado pelas grandes superfícies.

 

No próximo dia 25 de julho o Smartfarmer será apresentado no ISVouga em Santa Maria da Feira, a partir das 11 horas, num evento organizado pela ADRITEM. Programa e inscrição AQUI.

 

DSC 0147  DSC 0174

Guarde o link www.smartfarmer.pt nos seus favoritos e registe-se durante o mês Agosto!

NOTA: O portal será lançado ainda em crescimento e desenvolvimento. Precisamos que os agricultores se registem para depois poder comercializar produtos diretamente aos consumidores registados no portal, que os parceiros externos desenvolvam os cabazes e pacotes de turismo, etc. Assim, algumas funcionalidades poderão ainda não estar disponíveis na sua região. Prometemos fazer a nossa parte para contribuir que o portal cresça e garanta uma oferta o mais alargada possível!