Notícias

SmartFarmer: o novo mercado eletrónico para hortofrutícolas e produtos tradicionais em Portugal

DSC 0096

A partir de hoje não precisa de sair de casa para ir ao mercado. Este portal, lançado pela Oikos em parceria com a Fundação Vodafone, é um mercado eletrónico nacional para produtos hortofrutícolas e produtos transformados, tradicionais e de qualidade reconhecida, que promete aproximar produtores e consumidores, promovendo sistemas agroalimentares locais, aproximando mercados e contribuindo para a solidariedade de ambas as partes.

Cerca de 910 toneladas de alimentos são perdidos diariamente em Portugal na fase da produção e mais de metade são hortofrutícolas. São produtos que não chegam sequer a entrar na cadeira de distribuição e que poderiam ser comercializados diretamente por pequenos produtores e comerciantes.

 
Para além disso, 81% dos agricultores portugueses são-no a título individual e grande parte tem falta de acesso aos mercados ou sofrem um esmagamento de margens, representando 7,5% da população nacional.

 
Esta plataforma vem permitir a ligação, em tempo real e útil entre produtores agrícolas e consumidores, evitando não só o desperdício alimentar na produção como a sua comercialização a preço justo para todas as partes. Não será apenas uma ferramenta destinada a consumidores individuais, mas também a coletivos, isto é, este portal dispõe de formas de agregação de oferta permitindo a instituições de restauração coletiva, pública (como cantinas de hospitais, de Câmaras Municipais, etc.) ou privada (restaurantes, cantinas de instituições de solidariedade, etc.) adquirem produtos em grande quantidade, mesmo que estejam sujeitos às regras de contratação pública.
 
Os fluxos são intuitivos sendo que os utilizadores do SmartFarmer registam-se indicando a sua morada e ficam afetos ao SmartFarmer da sua região, tendo acesso direto aos agricultores e prestadores de serviço (por exemplo de turismo rural e outros) registados na sua zona geográfica. As compras efetuadas serão essencialmente de produtos hortofrutícolas, mas haverá também alguns derivados como o azeite, queijos, enchidos, mel ou compotas. Quando os produtos e serviços, na especificidade ou quantidade que procura, não se encontram disponíveis no mercado eletrónico da sua região, o SmartFarmer disponibilizará os que existirem na região mais próxima. Produtor e consumidor poderão optar por uma diversidade de opções de recolha e entrega (recolha no produtor, entrega pelo produtor, entrega num local previamente estabelecido, como um mercado ou loja de proximidade, entrega ao domicílio ou local de trabalho).
 
Apesar de tantas toneladas de alimentos perdidos ou desperdiçados, segundo dados da Direcção Geral de Saúde, 50,7% das famílias portuguesas sofrem de algum grau de insegurança alimentar. Então este Portal vem também permitir que os excedentes sejam encaminhados para instituições de solidariedade.
Os produtores locais podem doar produtos cuja venda ao público não se tenha concretizado mas que estejam aptos para consumo humano. As entidades registadas para receber este tipo de doações terão que ser organizações sem fins lucrativos.
 
O Smartfarmer terá outras funcionalidades interessantes como a aquisição de Cabazes da Saudade – com produtos típicos de determinada região – ou Pacotes Turísticos para quem pretende ter uma experiência como ajudar na apanha da uva ou conhecer uma herdade agrícola.
 
A Oikos tem vindo a trabalhar na criação deste conceito de Portal Nacional nos últimos anos e encontrou na Fundação Vodafone o parceiro ideal para a sua execução. A Oikos pretende, desta forma, aplicar em Portugal a sua experiência em segurança alimentar e nutricional e acredita que o SmartFarmer vai cumprir o objetivo de reduzir o desperdício alimentar na produção e favorecer a agricultura familiar e a economia rural portuguesa.
 
A plataforma SmartFarmer tem hoje lançamento oficial no Mercado da Ribeira de Lisboa na presença de, entre outras entidades, o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, o Diretor-geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Pedro Teixeira, o Presidente da Fundação Vodafone Portugal, Mário Vaz e o Presidente da Oikos, João José Fernandes.

Veja aqui as fotos do evento

 

DSC 0096

Guarde o link www.smartfarmer.pt nos seus favoritos e registe-se durante o mês Agosto!

NOTA: O portal será lançado ainda em crescimento e desenvolvimento. Precisamos que os agricultores se registem para depois poder comercializar produtos diretamente aos consumidores registados no portal, que os parceiros externos desenvolvam os cabazes e pacotes de turismo, etc. Assim, algumas funcionalidades poderão ainda não estar disponíveis na sua região. Prometemos fazer a nossa parte para contribuir que o portal cresça e garanta uma oferta o mais alargada possível!