O Prof. Luís de França foi um dos fundadores da Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, onde assumiu a direção das estratégias e programas de Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global, entre 1988 e 1998. Em Maio de 1998 assumiu o cargo de Presidente do Conselho Diretivo até Setembro de 2004. Nesse mesmo ano, haveria de rumar para a Angola em serviço de missão na sua qualidade de Sacerdote Dominicano. Faleceu ontem, dia 28 de junho de 2016.
A Missa de Corpo Presente será hoje, dia 29 de Junho, às 13:30, na Igreja do Convento de São Domingos, na Av. Lusíada, em Lisboa. Seguem-se as cerimónias fúnebres no cemitério de Benfica.
Deixamos as palavras sentidas do atual Presidente da Oikos, João José Fernandes:
“É com um misto de pesar, consternação e profunda admiração e estima pessoal que vos comunico que o Prof. Luís de França faleceu ontem em Lisboa. Com ele tive o privilégio de colaborar nos órgãos sociais da Oikos, e em muitas iniciativas de cidadania, em prol de um desenvolvimento mais equitativo e sustentável para todos os povos do mundo.
A título pessoal e institucional, endereço os meus sinceros pêsames à família enlutada, em especial ao Dr. Jorge Pinto, Presidente da Comissão Fiscalizadora da Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, à Ordem dos Dominicanos e a todos quantos no seio da Oikos com ele colaboraram, profissional ou voluntariamente.
Para além da estreita ligação à Oikos, o Prof. Luís de França teve uma ampla presença cívica na sociedade portuguesa, permitindo-me destacar o papel que desempenhou no diálogo inter-religioso, numa antecipação e prevenção face aos tempos de conflitualidade cultural que já se antecipavam na Europa e no Mundo. Estou certo que muito contribuiu para a forma positiva como na Sociedade Portuguesa encaramos a diversidade cultural, o ecumenismo a o acolhimento aos imigrantes.
Até sempre, companheiro de lutas cívicas e amigo!”
Algumas memórias fotográficas…