Berlim hoje assiste ao lançamento da nova campanha intitulada “Do the CETA Check!”. Permitirá as cidadãs e os cidadãos de todos os países da União Europeia (UE) contactarem as Deputadas e os Deputadas do Parlamento Europeu e pedir-lhes que respondam a questões relacionadas com o acordo de livre comércio planificado entre a UE e o Canadá (CETA).
A campanha é apoiada pela Aliança europeia designada “Aliança Stop TTIP” que, através da auto-organizada Iniciativa de Cidadãos Europeus Stop TTIP recolheu, no ano passado, mais de três milhões de assinaturas contra o TTIP e o CETA. A Oikos é uma das Organizações desta Aliança e tem mantido desde o início o apoio a todas as questões sobre a não aprovação do TTIP e CETA.
Com a campanha “Do the CETA Check!” a Aliança Stop TTIP visa evidenciar a urgência de se tomarem decisões e a necessidade de pressionar as Deputadas e os Deputadas ao Parlamento Europeu e os Governos sobre o acordo UE-Canadá. O acordo CETA, cujas negociações estão em curso, deverá ser adotado ainda este ano pelo Parlamento Europeu e ser provisoriamente posto em prática, sem a aprovação dos Parlamentos Nacionais. De acordo com a última Informação disponibilizada, a Comissão Europeia planeia adotar o CETA como um acordo apenas da UE. Com um voto unânime, os Estados Membros podem impedir que isso aconteça.
“A Comissão não tem em conta a opinião de mais de 3 milhões de cidadãs e cidadãos europeus que assinaram a Iniciativa de Cidadãos Europeus. Agora abordaremos o Parlamento Europeu e os Ministros da Economia e do Comércio com as nossas preocupações,” afirma Dr. Michael Efler do Comité de Cidadãos da Iniciativa de Cidadãos Europeus Stop TTIP.
“O CETA mina standards, padrões e regulamentações europeias muito importantes. Incluiu o sistema controverso dos tribunais de investimento. Com a aproximação da votação é vital que as cidadãs e os cidadãos europeus pressionem as suas Deputadas e os seus Deputadas ao Parlamento Europeu e os seus governos de modo a garantir que não apoiem este acordo tóxico” explica Michel Cermak da CNCD-11.11.11, organização membro da Plataforma belga StopTTIP.
“A essência e sustento da democracia europeia é o diálogo entre os cidadãos e os seus representantes. A nossa ferramenta digital ajuda a estabelecer pontes entre as pessoas comuns e os decisores políticos e visa facilitar um debate público vívido e transparente sobre o CETA” conclui Daniel Feher, coordenador da campanha.
O website da Campanha é stop-ttip.org/cetacheck e é por aqui que pode formular (de forma muito fácil) as perguntas às Deputadas e Deputados Portugueses ao Parlamento Europeu.
Trailer da Campanha | Fórum central para a Campanha
Para mais informação clique aqui.