O Dia Mundial da Ciência ao serviço da Paz e do Desenvolvimento é uma efeméride anual comemorada em todo o mundo para lembrar o compromisso assumido na Conferência Mundial da UNESCO-ICSU sobre Ciência (Budapeste 1999).
Este dia é uma oportunidade de reafirmar o potencial das ciências na construção de um mundo melhor. Por meio da inteligência humana, da pesquisa científica e da inovação podemos encontrar as respostas aos desafios que hoje nos parecem inultrapassáveis. A ciência é uma excelente ferramenta no apoio ao desenvolvimento inclusivo e na construção de uma sustentabilidade global nestes tempos incertos, sobretudo através da investigação/ação.
É preciso colocar a ciência ao serviço de todos e, por isso, a Oikos esteve cerca de três anos em Cuba a implementar o projeto Co-Inovação em processos agrários para fortalecer a soberania alimentar. Como conceito, a Co-inovação procura estabelecer uma articulação de conhecimentos entre os criadores de tecnologias e os produtores agropecuários, numa relação de benefício mútuo entre todas as partes envolvidas- os investigadores, os produtores e os restantes atores locais.
Através de tecnologias inovadoras desenvolvidas por centros de investigação cubanos, a produção agropecuária foi desenvolvida através de mecanismos, processos e capacidades, por parte dos produtores.
Assim inaugurou-se também um novo capítulo da ciência em prol do desenvolvimento, a inovação e a transformação social.