Comunicado de Imprensa Oikos
27/10/2015
Oikos lança questionário nacional para levantamento de dados sobre “Preferências e Comportamentos de Consumo Alimentar” em Portugal
Com o intuito de recolher opiniões sobre a segurança alimentar e nutricional no nosso país, a Oikos – cooperação e desenvolvimento tem aberto um inquérito destinado a toda população portuguesa maior de 18 anos de idade.
Designado de “Preferências e Comportamentos de Consumo Alimentar”, pretende recolher dados que sejam tidos em conta na criação de uma proposta de estratégia integrada de alimentação em Portugal a ser entregue ao governo.
O questionário online está disponível até dia 30 de Outubro e já recolheu, em poucos dias, mais de 2000 respostas.
Este inquérito é uma iniciativa da Oikos – Cooperação e desenvolvimento (ONGD), em parceria com a Direção-Geral de Saúde (DGS) e o Instituto Superior de Agronomia (ISA), no âmbito do projeto de investigação “Integrar para Alimentar – conhecimento, saúde e sustentabilidade” financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu (EEA Grants) através do programa Cidadania Ativa da Fundação Calouste Gulbenkian. Este projeto pretende, entre outros objetivos, desenhar e facilitar um processo multi-stakeholder de forma a contribuir para a criação de uma estratégia integrada de alimentação, como política pública.
A colaboração de tod@s será de extrema importância para a concretização deste projeto que no futuro terá um grande impacto (positivo) na saúde e economia da população Portuguesa.
A Oikos irá disponibilizar publicamente os dados e conclusões deste inquérito.
Contato para mais informações:
Marisa David – Coordenadora de Comunicação
comunica@oikos.pt / marisa.david@oikos.pt
Rua Visconde Moreira de Rey, 37 Linda-a-Pastora 2790-447 Queijas, Oeiras – Portugal
Tel. +351 21 882 3630 | Fax. +351 21 882 3635
Sobre a Oikos
A Oikos – Cooperação e Desenvolvimento é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), com mais de 25 anos de trabalho, tendo sido constituída em 1988, em Portugal. Em 1992, o Estado Português reconheceu-lhe o estatuto de Pessoa Coletiva de Utilidade Pública e, em 2000, foi-lhe atribuído o Estatuto Consultivo junto do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC). Tem como missão erradicar a pobreza extrema e garantir que todas as pessoas usufruam do direito a uma vida digna. Trabalhando nas áreas de Ação Humanitária, Vida Sustentável e Cidadania Global, o trabalho da Oikos estende-se atualmente por Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, Honduras, Moçambique, Nicarágua, Peru e Portugal.