17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável que incluem 169 metas foram aprovados na 70ª Assembleia Geral das Nações Unidas sobre Desenvolvimento, por mais de 150 líderes mundiais.
Atingir os objetivos previstos significa acabar com a pobreza e com a fome, combater as alterações climáticas e promover sociedades pacíficas, livres de medo e de violência.
Além de ter marcado o 70º aniversário das Nações Unidas, a Assembleia geral da ONU, realizada no mês passado, representou também a definição dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável.
É de referir que o lançamento dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis) tem antecedentes. Surgem 15 anos depois dos ODM (Objetivos de Desenvolvimento do Milénio), definidos em 2000 com 8 objetivos que deveriam ter sido cumpridos até 2015. Os ODM incluíam reduzir a pobreza extrema para metade em relação aos números de 1990. Não se concretizou. De alguma maneira, os ODS são a continuação dos ODM.
Até 2030, os líderes mundiais comprometeram-se em acabar com a pobreza e a fome em todos os lugares; combater as desigualdades dentro e entre os países; construir sociedades pacíficas, justas e inclusivas; proteger os direitos humanos e promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas; e assegurar a proteção duradoura do planeta e seus recursos naturais. Criar condições para um crescimento sustentável, inclusivo e economicamente sustentado, prosperidade compartilhada e trabalho decente para todos, tendo em conta os diferentes níveis de desenvolvimento e capacidades nacionais.