A Rede de Habitações Saudáveis das Honduras, criada em outubro de 2013 em Tegucigalpa, e constituída por 17 organizações nacionais e internacionais, órgãos estaduais, universidades e pela cooperação internacional, participou da IX Reunião Bienal da Rede Interamericana de Habitações Saudáveis, realizada a 21 e 22 de novembro no Rio de Janeiro, Brasil.
Nesta ocasião, apresentou o seu pedido de adesão à Rede Interamericana, que foi imediatamente aprovado por todos.
A Rede hondurenha foi representada por Leena Siikanen, coordenadora da Oikos nas Honduras, e que faz parte desta Rede enquanto organização parceira e co-executora do projeto “Para uma casa saudável – a qualidade do ar e as doenças respiratórias em lares pobres nas Honduras”, e que também, atualmente, vice-coordenadora da Rede de Habitações Saudáveis das Honduras. Enquanto tal, no período 2013-2015, integrará o Grupo Temático de Gestão de Risco.
Nesta IX Reunião Bienal, foram feitas diversas apresentações e partilhas de experiências pelos diferentes países membros da Rede Interamericana, relacionados com a temática das Habitações Saudáveis, entre elas: Gestão Local Integrada de Riscos – saúde e meio ambiente; Qualidade do Ar; Educação Sanitária e Tecnologias de Saúde.
Este enconto, que contou com a participação de cerca de onze países, foi patrocinado pela Organização Pan-Americana da Saúde – Programa de Desenvolvimento Sustentável e Equidade na Saúde, pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e pela Rede Brasileira de Habitações Saudáveis.