O projeto da Oikos no Peru “Sustentabilidade do sector bananeiro como forma de contribuir para a redução da pobreza na região Piura” foi considerado um exemplo de sucesso do Euro-Eco-Trade, programa da União Europeia (UE) lançado em 2013 com o intuito de ajudar os produtores peruanos a aproveitar as vantagens abertas por um Acordo de Livre Comércio estabelecido com a UE.
Já há algum tempo que a Oikos apoia e fomenta a produção de banana orgânica no Peru, proporcionando um aumento de rendimentos e uma maior estabilidade para as famílias benefiárias. Com este projeto, tem vindo a melhorar a qualidade de vida e reduzir a pobreza dos produtores, trabalhadores e comunidades da região de Piura através do desenvolvimento sustentável do sector bananeiro.
O Euro-Eco-Trade é um programa da UE com duração de 3 anos, e conta com um orçamento de 13 milhões de euros. Tem como objetivo contribuir para a estrategia peruana de apoio ao comércio internacional de produtos orgânicos, no âmbito de um Tratado de Livre Comércio com a UE. Para tal, os produtos orgânicos escolhidos foram: manga e banana (Piura), quinoa e kiwicha (Cusco, Puno e Arequipa) e Castanha (Madre de Dios).
Com este projecto da Oikos serão beneficiados 19.000 pequenos agricultores, 24.400 trabalhadores, 36.600 pessoas ligadas indiretamente à indústria da produção de banana e 26 técnicos e funcionários de autoridades municipais e regionais.