Foi realizada, no último dia 17 de fevereiro, uma audiência pública no Parlamento Europeu da campanha “Right to Water”, primeira Iniciativa de Cidadãos Europeus (ICE), assim como uma reunião com a Comissão Europeia (CE). Conforme anunciado, estes encontros servem para que as motivações da campanha possam ser expostas e debatidas. Enquanto a reunião com a CE foi fechada, a audiência no Parlamento Europeu era aberta, e contou com um surpreendente número de pessoas. A sala escolhida para a sessão foi a maior de todas e estava lotada, com mais de 400 participantes, que estiveram presentes nas mais de 3h30 de duração da audiência.
Na parte da manhã foi realizada a reunião com a Comissão Europeia, momento no qual as exigências da Campanha Right to Water foram expostas ao Vice-Presidente Maroš Šefčovič, Comissário responsável pelas Relações Interinstitucionais e Administração, assim como a outros Diretores Gerais. Durante a tarde, a audiência pública teve lugar, com os parlamentares. De acordo com os presentes, o facto das eleições europeias estarem próximas tem sido uma mais-valia para a Campanha, na medida em que os parlamentares tem sido forçados a tomarem alguma posição e, positivamente, muitos se têm demonstrado favoráveis aos apelos da Campanha.
Verificou-se também que as três principais mensagens da Campanha foram muito bem recebidas em ambos os encontros: 1. Garantir os serviços de água e saneamento para toda a União Europeia; 2. Manter os serviços de abastecimento fora das regras do mercado interno, passando de uma abordagem predominantemente voltada para o mercado para uma baseada nos direitos; 3. Aumentar os esforços para que o acesso global à água por todos seja possível. O segundo ponto foi, inclusive, referido repetidas vezes. No dia da audiência, as redes sociais também registaram um elevado número de partilhas e referências com a hashtag #right2water.
Aguarda-se agora com expectativas a resposta final da Comissão Europeia, que tem de ser dada até o próximo dia 20 de março, um pouco antes de se celebrar o Dia Mundial da Água. Nesta data a Comissão Europeia é obrigada a comunicar que medidas concretas irá tomar em resposta aos pedidos da campanha, ou então a justificar a sua decisão caso decida não tomar nenhuma ação.
Pode ver aqui a galeria fotográfica deste dia, assim como ver o video: https://www.europarl.europa.eu/ep-live/en/committees/video?event=20140217-1500-COMMITTEE-ENVI-DEVE-IMCO-PETI.
Mais sobre a campanha Right to Water.