Notícias

“Passa pelo Rossio” o tráfico de seres humanos

Oikos é parceira de instalação no Rossio sobre o Tráfico de Seres Humanos, que será inaugurada na próxima sexta-feira (Dia Europeu Contra o Tráfico Humano). A instalação estará presente em 5 cidades em simultâneo.

A exibição será inaugurada pelo Presidente da Câmara de Lisboa, Dr. António Costa, no próximo dia 18 de outubro pelas 17h30 no Rossio, e decorrerá até o dia 6 de novembro. Em Portugal, o projeto conta com a colaboração de escritórios nacionais da UNESCO, UNODC, IOM, Ministérios, a Oikos, O Ninho, entre outros. A instalação de arte “High Hell Passenger” (HPP), criada pela artista Marian van der Zwaan, tem o Alto Patrocínio da UNESCO (Patronage), e estará, em simultâneo, nas cidades de Accra, Bern, Lisboa, São Paulo e Luanda.

 

O projeto tem como objetivo a promoção e proteção dos direitos humanos usando a educação como forma de divulgar a mensagem e criar uma abordagem lúdica para a minimização do problema do tráfico humano.

 

“HHP” é um projeto de instalações de arte de grande dimensão sobre tráfico humano, que conta com um peso total aproximado de 300.000 kilos de cimento. Consistiu na construção de 5 labirintos, construídos em três continentes diferentes, com uma construção permanente em Accra, Gana.

Este projeto foi criado com ênfase nos “mais novos”, trabalhando com escolas secundárias, professores e instituições públicas em diferentes partes do globo. Pretende-se assim, também, estimular a ligação entre estudantes de diferentes origens. Um plano educacional e um jogo digital serão fornecidos gratuitamente às escolas participantes.

  


 

Saiba mais sobre o trabalho da Oikos na área de trafico de seres humanos.