Nicarágua

Estamos ocupadíssimos!

Agosto de 2013. Estamos a meio do projeto de Iniciativas locais de baixo custo para a produção sustentável de Aves Crioulas na Nicarágua e, contemplando as atividades dos últimos meses, podemos dizer que estamos “ocupadíssimos”, como se diz em bom “Nica”.

Temos mil famílias beneficiárias até agora. Nos últimos meses, todas construíram os seus galinheiros, estão a participar nas “Escolas de Campo” e estão em plana implementação dos seus planos de melhoria. Isto significa que estão a planificar a gestão dos seus galinheiros: “Quantas galinhas quero ter e o que é que eu tenho que fazer para conseguir isso?”. A primeira coisa é cuidar bem das galinhas que cada um tem. É preciso dar-lhes uma alimentação boa e variada como folhas e concentrados, não apenas milho. Também têm que receber cuidados de saúde, ter as vacinas em dia e um galinheiro limpo. Porque galinhas saudáveis dão pintainhos saudáveis! E os primeiros filhotes já nasceram…

 

Mas o projeto não só ensina como cuidar bem de galinhas para melhorar a situação de segurança alimentar das famílias. Ele também promove a solidariedade, apoio mútuo e aprendizagem nas comunidades. Para isso, os beneficiários têm formado grupos de apoio, que visitam outras comunidades para oferecer apoio, dar conselhos ou apenas ver como estão e se precisam de ajuda. Para as mulheres, é uma nova oportunidade, mas também uma responsabilidade. Assim, o projeto organizou reuniões participativas em toda a região para, em conjunto, construir uma metodologia de monitorização própria dos grupos de apoio.

 

O resultado? Uma metodologia de monitoria onde as próprias mulheres decidiram sobre o que fazer, como e quando. Uma metodologia que é delas, da qual estão muito orgulhosas – e nós também!

 

 

Construindo uma metodologia de trabalho.

 

Os primeiros pintainhos!

 

As vacinas.