Durante a Conferência do Rio (Rio+20), em Junho de 2012, o Secretário-geral das Nações Unidas Ban Ki-moon assumiu o compromisso de apresentar um Relatório sobre a necessidade, configuração e sustentação de um Provedor de Justiça para as Gerações Futuras.
Espera-se que este Relatório seja apresentado na Assembleia Geral da ONU em Julho de 2013 por isso foi enviada uma carta aberta a Ban Ki-moon que recorda este compromisso e partilha as opiniões e pontos de vista da sociedade civil sobre a dimensão da ambição exigida neste Relatório, para que possa ajudar a conduzir as Nações Unidas e os seus Estados-Membros a criar condições justas para todas as gerações futuras.
A Oikos, na sequência da campanha transnacional que, com a World Future Forum e a terre des hommes, organizou e coordenou para a criação, na Cimeira Rio + 20, da figura do Provedor de Justiça para as Gerações Futuras, participou na redacção e é signatária desta carta que foi subscrita por 26 Organizações e Alianças, que representam centenas de Organizações de todo o Mundo.
O apelo feito para a criação do Relatório mostra que há uma clara necessidade de aumentar a consciência sobre justiça e equidade inter-geracional e de criar métodos para incorporar um pensamento de longo prazo na tomada de decisões nas estruturas e sistemas de governo. Acreditamos que o Relatório irá ajudar a identificar modelos práticos e exequíveis para o fazer.
Consulte aqui a carta completa.
Consulte aqui outras notícias ou mais informação sobre a Campanha Right to the Future.
Para poder acompanhar todas as novidades sobre esta temática pode fazê-lo aqui: www.futurejustice.org
Este site foi renovado e está agora mais user-friendly e interactivo.
Esperamos que o mesmo seja utilizado como uma ferramenta de aprendizagem, uma plataforma de informação e um local de inspiração para muitas pessoas – desde a sociedade civil aos decisores políticos.
Pode ainda consultar quem são as Organizações impulsionadoras do Provedor de Justiça para as gerações futuras, onde a a Oikos se inclui.