Notícias Petição Right to Water

Celebração do Dia Mundial da Água

Hoje, dia 22 de Março, celebra-se o Dia Mundial da Água, proclamado pela ONU, para que seja chamada atenção sobre a importância do abastecimento de água e saneamento básico em todo o mundo, assim como para a defesa a gestão sustentável dos recursos de água doce. Um Dia Internacional para celebrar a água doce foi recomendado em 1992, na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento. A Assembleia Geral da ONU designou então “22 março de 1993” como o primeiro Dia Mundial da Água.

Cada ano, o Dia Mundial da Água destaca um aspeto específico da água doce. Em 2013, em reflexo do Ano Internacional da Cooperação pela Água, o Dia Mundial da Água também é dedicado ao tema da cooperação em torno de água e é coordenado pela UNESCO (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) em colaboração com a UNECE (United Nations Economic Commission for Europe) e UNDESA (United Nations Department of Economic and Social Affairs) em nome da ONU-Água.

 

Diversos eventos estão a acontecer um pouco por todos os continentes e irão marcar as celebrações deste dia. As celebrações oficiais foram organizadas pelas Nações Unidas e pelo Governo da Holanda, em Haia, e irão abordar tanto a cooperação pela água, como os resultados da Consulta Temática sobre a inclusão das questões da Água na agenda pós-2015.

 

No Ano Internacional da Cooperação pela Água, uma Iniciativa de Cidadãos Europeus pretendeu pressionar a Comissão Europeia a criar legislação que implemente o direito humano à água e ao saneamento no espaço europeu, assim como garantir que sejam disponibilizados a todos como um serviço público.

 

800 milhões de pessoas ainda não têm acesso à água potável e 2,5 mil milhões não têm instalações sanitárias seguras, inclusive na Europa. A Oikos, que aderiu na primeira hora a esta iniciativa, é parceira para a comunicação e divulgação em Portugal, e tem convidado todos os cidadãos portugueses a juntarem-se e assinarem a petição “Right to Water” e promoverem-na entre o maior número de pessoas através das redes sociais Esta Iniciativa tem provocado diversos debates e tem aumentado a consciência de que os serviços de água não são como quaisquer outros serviços que podem ser vendidos e comprados no mercado, tanto mais que, o Comissário Michel Barnier, responsável pela pasta do Mercado Interno e Serviços da União Europeia, reconheceu agora que a água é um bem público.

 

Esta petição fez história no dia 11 de Fevereiro, ao tornar-se a primeira Iniciativa de Cidadãos Europeus (dispositivo criado pelo Tratado de Lisboa) a ser realizada e a alcançar mais de 1 milhão de assinaturas. Esta Iniciativa, que já recolheu mais de 1,3 milhões de assinaturas, é um exemplo de cooperação e que chama por ainda mais cooperação. Neste Dia Mundial da Água, diversos activistas, por toda a Europa, estão a recolher ainda mais assinaturas com a mensagem: “Nossa água não é para venda”!

 

Em países como a Alemanha a Áustria, a Bélgica a Eslovénia e a Eslováquia o minimo requerido de assinaturas já foi ultrapassado, pelo que a Iniciativa deve continuar a ser fortemente promovida, para que outros países – como Portugal – consigam atingir o mínimo de assinaturas. Nada melhor que o Dia Internacional da Água para fazer parte da luta para tornar o Direito à Água e ao Saneamento Básico um Direito Humano.

 

Assine a petição em: www.right2water.eu.

 

Consulte e promova a página da Campanha no Facebook.

 

Pode ainda imprimir aqui o formulário de recolha de assinaturas, e depois submetê-lo por carta para a morada indicada no mesmo.

 

Mais sobre o Ano Internacional de Cooperação pela Água.