Integração social e laboral de jovens em risco na área metropolitana

O projeto tem o intuito de fortalecer os atores sociais e estruturas organizativas e aumentar a empregabilidade dos jovens vulneráveis de San Salvador, promovendo e melhorando a sua integração profissional e social.

Em El Salvador existe uma situação de grande vulnerabilidade da população jovem, particularmente na Área Metropolitana de San Salvador. Vivem em contextos problemáticos e com recursos escassos, procedentes de lares pobres, cujas consequências mais imediatas são o desemprego e a delinquência, com uma a inserção laboral precária, precoce ou tardia.

A intervenção da Oikos e dos seus parceiros propõe-se a melhorar o acesso a serviços sociais dos jovens e a fortalecer as capacidades e participação dos agentes locais do desenvolvimento na luta contra a exclusão social. Assim, será promovida a inserção social e laboral de jovens em risco de três municípios – Soyapango, Ciudad Delgado e Apopa – da área metropolitana de San Salvador, através de um modelo integrado entre actores económicos, sociais e governamentais.

Um dos grandes resultados deste projeto é a ativação dos Centros de Inserção Sociolaboral “Rota Jovem”. Os centros, para jovens dos 16 aos 22 anos, pretendem proporcionar-lhes orientação, assessoramento, seguimento e formação para que possam elevar os seus níveis de autonomia, relações pessoais e favorecer a situação laboral ou escolar em que se encontram.

País: El Salvador

Localidade: Municípios Soyapango, Ciudad Delgado e Apopa, Área Metropolitana de San Salvador

Quando: 2009-2013

Financiamento: 601 989 €

Beneficiários: 197 481 pessoas

 

EIXOS TEMÁTICOS

SETORES DE INTERVENÇÃO

Related projects