Neste vídeo, professores das escolas beneficiárias do projeto Reforço da comunicação de base comunitária para preparação de desastres e redução de risco (2008-2009) destacam a importância desta iniciativa. Júlio Maholele, técnico de projeto da Oikos em Morrumbala, e Dinis Chembene, representante da Associação Luarte, parceira da Oikos neste projeto, apresentam a “Oficina de Teatro-Fórum”, uma das técnicas e atividades implementadas no decorrer do projeto.
De acordo com Dinis Chembene, representante da Associação Luarte, “`Teatro-Fórum´ é um teatro que ajuda a comunidade a debater os seus próprios problemas e a trazer as suas próprias soluções”.
Desenvolvido entre 2008 e 2009, este projeto teve como objetivo geral criar um incentivo de modo a que os jovens participassem de forma ativa na redução dos riscos de desastres nas suas zonas, assim como criar mecanismos por forma a incentivar o empreendedorismo social e económico por parte dos mesmos, de modo a que se sentissem como parte da resposta aos problemas enfrentados pelas suas comunidades.