Cuba

Transformação social através da cultura

Decorre em Cuba, desde Maio de 2012, um novo projeto de Desenvolvimento no qual a Oikos é umas das organizações parceiras, e que visa, através do fortalecimento institucional de uma Companhia de Dança cubana, contribuir para a transformação sociocultural, dando visibilidade à dimensão de género.

 

O projeto “Retazos – Evoluir para a criação artística, o intercâmbio e a transformação sociocultural” é realizado em parceria com a Companhia sueca Memory Wax, e pretende criar uma plataforma de intercâmbio cultural entre artistas cubanos e europeus, a partir de uma perspectiva participativa.

 

Entre as atividades desenvolvidas, encontra-se a capacitação em gestão organizacional, cultural e de género da Companhia cubana Danza-Teatro Retazos, que assegure a sustentabilidade do seu funcionamento, como também a melhoria da sua infra-estrutura tecnológica.

 

Serão beneficiários finais aproximadamente 200 artistas escandinavos e agentes culturais, e mais 2.700 pessoas, entre colaboradores culturais cubanos e a população no geral.

 

O projeto, com duração de 36 meses, está a ser implementado na Cidade de Havana, e é financiado pelo Estado Cubano e pela Comissão Europeia.