Na semana em que decorre a Cimeira do Rio +20 (20 a 22 de Junho), Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, o Diretor Executivo da Oikos, João José Fernandes, e Catarina Albuquerque, Relatora Especial das Nações Unidas para o direito humano à agua e ao saneamento, participam de um debate que será realizado após a exibição do filme “Children of the Amazon / Crianças da Amazónia”, da realizadora Denise Zmekhol.
O filme pretende levar os espectadores “ao coração da Amazónia, ao encontro dos povos que a habitam e conta a história do que aconteceu com a construção da estrada e a desflorestação”, e será exibido no dia 19 de Junho, pelas 18h, no Auditório do Diário de Notícias (Av. da Liberdade, nº 266, Lisboa).
Relativamente ao Rio+20, no início do mês de Maio, a Oikos enviou uma carta ao Primeiro-ministro, ao Ministro dos Negócios Estrangeiros, à Ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território e ao Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente apelando a que colocassem os Direitos Humanos no centro das suas decisões para que, designadamente, o Governo Português defendesse na Cimeira Rio + 20 uma abordagem ao desenvolvimento que integrasse as dimensões humana, social, ambiental e não apenas económica.
A Cimeira “Rio + 20” é assim chamada pois realiza-se 20 anos depois da Cimeira da Terra, que teve lugar no Rio de Janeiro em 1992, e na qual foi estabelecida uma “agenda” do desenvolvimento sustentável. A Oikos tem acompanhado as negociações que vêm sendo realizadas e teme que desta Cimeira resulte um retrocesso, em vez de um progresso, face às metas estabelecidas há 20 anos.
Leia aqui, na íntegra, a carta enviada ao Primeiro-Ministro, com o apelo feito pela Oikos.
A exibição do filme é uma iniciativa da Plataforma Portuguesa das ONGD, em parceria com o Centro Regional de Informação das Nações Unidas (UNRIC), e faz parte do ciclo de cinema “Direitos e Desenvolvimento”, que pretende criar espaços de debate sobre questões relacionadas com o desenvolvimento.
Veja aqui mais informações sobre a exibição do filme.
Consulte também:
» Oikos apela ao Governo Português que assuma posição face ao Rio + 20