Notícias

Oikos abre primeira delegação em território português

A Oikos instala-se oficialmente em Braga a partir de hoje, dia 9 de Dezembro, num espaço do centro histórico cedido pelo Município de Braga. A apresentação pública será durante esta tarde, com a presença do Presidente da Câmara de Braga, Mesquita Machado.

 

Com diversas delegações em países mais carenciados de África e América Latina, e sede em Lisboa, a Oikos abre agora a sua primeira delegação em território português. Mais descentralizados, conseguiremos assim uma maior abrangência no Norte de Portugal e difundir a nossa actividade ao nível da Cidadania Global.

A nossa delegação de Braga será coordenada por Bernardino Silva, que colabora com a Oikos há largos anos.

 

A oportunidade foi ainda aproveitada pela Oikos para apresentar, na Biblioteca Craveiro da Silva, os Kits ODM, uma abordagem dos “Objectivos de Desenvolvimento do Milénio”, que chegarão agora também às escolas de Braga.

As temáticas reflectem problemas tão actuais como a erradicação da pobreza, igualdade de género, direito à educação, saúde, protecção do ambiente ou cidadania. Estes materiais, de que se destacam jogos ludo-pedagógicos, simulações, fichas de trabalho, discos compactos e jogos electrónicos, foram construídos no âmbito de um projecto de Educação para o Desenvolvimento, promovido pela Oikos e apoiado pelo Instituto

Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD) e correspondem a ferramentas pedagógicas que, pela diversidade, permitem abordagens diferenciadas em diferentes percursos formativos.

 

«Cientes da importância que o conhecimento destas temáticas tem, quando abordado desde cedo e em formação inicial, a “Oikos”, com a concretização deste projecto, julga ter dado um passo importante na luta contra a pobreza e sensibilização dos mais jovens, futuros decisores, para a resolução de alguns problemas associados aos povos mais carenciados do mundo», justifica Bernardino Silva, coordenador da organização para a Região Norte.