A Oikos elaborou um Relatório representativo da sua atividade em Ação Humanitária entre 2005 e 2010 que, no total, beneficiou 381.752 pessoas e 80.282 famílias, com atuação nos seguintes setores: Água e Saneamento, Abrigo e Habitação, Segurança Alimentar, Prevenção e Preparação de Catástrofes, Reabilitação de Infra-estruturas Sociais, e Saúde e Assistência Social.
De uma forma muito resumida poderá ficar a conhecer o trabalho da Oikos em Ação Humanitária, cuja resposta se dá em três fases: Emergência, Reabilitação e Prevenção e Preparação de Catástrofes.
Nos últimos 5 anos, nossa atuação se estendeu por 9 países diferentes: Bolívia, Cuba, El Salvador, Haiti, Honduras, Indonésia, Moçambique, Nicarágua e Peru.
Em cada uma das fases de Ação Humanitária, conheça um estudo de caso sobre um projeto desenvolvido pela Oikos e os seus parceiros.
Estudos de caso: Respostas de Emergência concretas
Resposta ao terramoto de 2007, no Peru – a Oikos imediatamente interveio através de um projeto que beneficiou 12.037 pessoas com abrigos temporários, sistemas de abastecimento de água potável e a construção de canais de irrigação. Como resultado, mais de 5.000 pessoas têm atualmente acesso a um mínimo de 70 litros de água potável, por dia.
Apoio às vítimas do Tsunami, na Indonésia – o objetivo era amenizar os impactos do Tsunami. Ao longo destes anos, na província de Aceh, beneficiámos mais de 100.000 pessoas com projetos em saúde pública, saneamento básico, acesso à água, formação de quadros locais e construção de equipamentos essenciais para garantia da qualidade de vida das populações.
Prevenção e Preparação de Catástrofes, em El Salvador – beneficiou uma população superior a 46 mil pessoas. Entre outras atividades, destaca-se a criação de um Centro Micro-regional de Informação, Monitorização e Alerta Precoce (CEMIMAT), que visa garantir uma maior capacidade de recolha, comunicação e processamento da informação em caso de emergência.
Que projetos atualmente?
Terá ainda oportunidade de saber mais sobre a intervenção da Oikos no que respeita a Ação Humanitária na atualidade. Com cerca de 48.300 pessoas a serem apoiadas, conheça os projetos: Apoio à recuperação das condições de vida da população afetada pela Tempestade Tropical Agatha, em El Salvador; Prevenção de catástrofes naturais, em Moçambique; e Melhoria das condições de vida da população afetada pela catástrofe no Haiti.
Consulte aqui o Relatório de Ação Humanitária da Oikos.
Este levantamento de informação sobre a atuação da Oikos em AH entre 2005 e 2010 foi elaborado a propósito do Dia Mundial da Ação Humanitária, celebrado a 19 de agosto. Recordamos que a Oikos atua também em outras duas grandes áreas de intervenção: Vida Sustentável; e Desenvolvimento e Cidadania Global – Educação, Mobilização Social e Influência Pública.