Notícias

Prémio de Jornalismo “Os Direitos da Criança em Notícia”

O Fórum sobre os Direitos das Crianças e dos Jovens, ao qual a Oikos pertence, e o Montepio convidam os profissionais da Comunicação Social portuguesa para a I Edição do Prémio Os Direitos da Criança em Notícia.

 

Nas últimas décadas, assistiu-se em Portugal a um avanço significativo no que diz respeito à protecção e promoção dos direitos da criança.

 

Existem inúmeros casos de boas práticas e exemplos a seguir, mas também permanecem grandes desafios:

  • quanto aos direitos de provisão: as desigualdades sociais, o nível elevado de pobreza infantil;
  • quanto aos direitos de protecção: a dificuldade em serem protegidas na sua identidade e integridade;
  • quanto aos direitos de participação: o reconhecimento pleno da criança como sujeito de direitos, a garantia de que a sua opinião seja considerada e a sua participação respeitada.

 

O trabalho jornalístico assume nesta matéria um papel crucial no sentido de informar e estimular o debate, dando a conhecer a situação dos direitos da criança em Portugal e contribuindo para a sua valorização junto dos profissionais da Comunicação Social bem como da sociedade em geral.

 

O Prémio Os Direitos da Criança em Notícia destina-se a reconhecer as abordagens jornalísticas que, em crónicas, reportagens ou entrevistas nas áreas da Imprensa, Rádio e Televisão, tenham em conta a promoção e divulgação dos direitos da criança, numa perspectiva crítica, pluralista e inclusiva, sem comportar riscos para as crianças nem no presente, nem no futuro.

 

Será ainda atribuída uma menção honrosa, designada “Futuro Jornalista”, que se destinada a premiar uma crónica, reportagem ou entrevista inéditas elaborada por um(a) finalista dos cursos de Comunicação Social existentes em Portugal.

 

Consulte os documentos: Regulamento | Contextualização | Convite


Formulário de inscrição

 

Subscrevem esta iniciativa as seguintes organizações: AMI – Assistência Médica Internacional; Amnistia Internacional Portugal; APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima; APEI – Associação de Profissionais de Educação de Infância; Associação Margens; Câmara Municipal de Lisboa – Projecto “Espaço a Brincar”; Comissão Nacional de Protecção das Crianças e Jovens em Risco; Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade; Cruz Vermelha Portuguesa; Fundação Aragão Pinto; Fundação do Gil; Fundação Pro Dignitate; Instituto de Apoio à Criança; IPJ – Instituto Português da Juventude; Oikos – Cooperação e Desenvolvimento; Fernanda Freitas (jornalista); Catarina Tomás (investigadora); e UNICEF Portugal.


Este prémio foi lançado a 1 de Junho, Dia Mundial da Criança.

 

Veja aqui as fotografias do evento

 

Mais notícias sobre este tema:

Fórum Direitos das Crianças e dos Jovens foi oficializado