Notícias

2,2 mil milhões de pessoas não têm acesso a água potável, é preciso atuar com urgência. E fechar a torneira!

Os recursos hídricos do planeta enfrentam uma ameaça sem precedentes. Atualmente, cerca de 2,2 mil milhões de pessoas não têm acesso a água potável e 4,2 mil milhões  vivem sem saneamento adequado. Espera-se que os efeitos das mudanças climáticas aumentem estes números, se não atuarmos com urgência. Até 2050, entre 3,5 e 4,4 mil milhões de pessoas terão acesso limitado a água, dos quais mais de mil milhões viverão em cidades.

Este ano, o Dia Mundial da Água celebrado a 23 de março foca-se na água e nas alterações climáticas. Como 2020 é um ano decisivo para a ação climática, esta abordagem é oportuna. A água é o principal meio em que percebemos os efeitos das perturbações climáticas, desde eventos climáticos extremos, como secas e inundações, até ao desaparecimento de icebergs, o avanço da água salgada e o aumento do nível do mar.

 

O aquecimento global e o uso insustentável criarão uma concorrência sem precedentes pelos recursos hídricos, causando a deslocação de milhões de pessoas. Isto terá um efeito negativo na saúde e na produtividade e atuará como um multiplicador de ameaças à instabilidade e ao conflito. A solução é clara. Precisamos de aumentar urgentemente os investimentos em bacias hidrográficas e as infraestruturas de água saudável, e melhorar drasticamente a eficiência do uso da água. Devemos antecipar os riscos climáticos a todos os níveis de gestão da água, para podermos responder adequadamente. É necessário redobrar esforços para fortalecer a resiliência e a adaptação das pessoas afetadas pelas perturbações climáticas. Acima de tudo, precisamos de aproveitar este ano e a COP26 em Glasgow para controlar a curva de emissões e criar uma base segura para a sustentabilidade da água.

 

Todos temos um papel a desempenhar.

 

A água também nos dá segurança, sendo a higiene das mãos essencial para conter a disseminação do COVID-19 e muitas outras doenças infecciosas.

 

Hoje e em qualquer outro dia, lembre-se de lavar as mãos regularmente com água e sabão ou com álcool.

Mas não se esqueça de fechar a torneira!

 

Fonte da informação: unric.org