Estamos já na fase conclusiva no processo de construção de escolas resilientes a intempéries climáticas na zona de desenvolvimento sustentável (zona tampão) do Parque Nacional da Gorongosa, nos distritos de Nhamatanda, Gorongosa e Maringue.
Atualmente os alunos estudam em condições precárias, estando impedidos de ter aulas em dias de chuva, calor e vento intensos. Mas esta realidade está prestes a mudar. Com as novas escolas, 7909 alunos e 198 professores verão melhoradas suas condições para aprender e ensinar.
Cada uma das 13 escolas é composta por 6 salas de aula, 1 sala administrativa, 2 casas para professores e sanitários para alunos, sensíveis ao género. Estas são construídas com materiais mistos, e por isso resistem aos eventos climáticos extremos, cada vez mais frequentes no país. As infra-estruturas foram também construídas por trabalhadores contratados localmente, que produziram os materiais utilizados (como os tijolos), e que nestes meses contribuíram para o futuro das muitas crianças das suas comunidades.
A missão da Oikos é que estas crianças aprendam em condições dignas, e que possam alcançar o futuro com que sonham.
Esta iniciativa é levada a cabo pelo GRP – Gorongosa Restoration Project e conta com financiamento da USAID, sendo a Oikos o parceiro implementador do projeto.