Notícias

1 Ano de desafios, com os Cadernos Pedagógicos em fase de construção

O projeto “Desafios do Mundo – Cadernos Pedagógicos” é um projeto diferenciador ao propor-se desenvolver materiais pedagógicos para utilização no 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), com foco em temáticas de Educação para o Desenvolvimento (ED). A criação de cadernos de exercícios, cobrindo as áreas do Português, Matemática e Estudo do Meio dos 4 anos de escolaridade, para além de cadernos específicos para o ensino de Inglês nos 3º e 4º anos, promete levar o mundo para a sala de aula e promover uma abordagem transversal e integrada da Educação para o Desenvolvimento no 1º CEB.

Um aspeto a destacar é a metodologia participativa utilizada no âmbito do projeto, que valoriza o conhecimento e a experiência dos professores que estão no terreno e que participam ativamente no processo de criação dos conteúdos.

Durante o 1º ano do projeto foi feita uma divulgação alargada do projeto, com abrangência nacional, o que permitiu a adesão de 53 professores de diferentes regiões do país. Estes professores, organizados em 9 Grupos de Trabalho Regionais (GTR), têm apoiado voluntariamente a equipa do projeto no processo de construção dos cadernos Desafios do Mundo. Foram realizadas reuniões, presenciais e à distância, com os professores de todos os GTR para apresentação do projeto, discussão da metodologia, planeamento das diferentes fases de trabalho, análise e discussão de propostas de exercícios e conteúdos e reflexão conjunta sobre a Educação para o Desenvolvimento no 1º CEB.

Depois de a equipa do projeto ter construído uma estrutura de temas de ED considerados adequados para cada ano de escolaridade, partilhou esta informação com os professores constituintes dos Grupos de Trabalho Regionais, tendo recebido feedback sobre os temas considerados mais relevantes versus temas mais difíceis de abordar no 1º CEB, assim como sugestões práticas. Esta interação permite reforçar a aplicabilidade e a pertinência dos cadernos, já que os materiais são construídos com base nas necessidades reais e perceções dos professores.

No final do ano letivo 2023/24 foi realizada uma reunião geral com todos os GTR, para consensualizar um conjunto de sub-temas e domínios de ED considerados fundamentais pelos professores e que estão a ser integrados nos cadernos, e para analisar propostas de exercícios pedagógicos elaboradas pela equipa de projeto para o caderno do 1º ano, de forma a perceber a sua adequação.

Atualmente, está em marcha a produção de conteúdos para o caderno do 1º ano, que incluirá temáticas diversas tais como o ambiente, a interculturalidade, a pobreza e as desigualdades. A Oikos mantém o compromisso de produzir ferramentas pedagógicas que promovam o conhecimento do mundo, a reflexão crítica e a consciência cívica desde os primeiros anos de escolaridade.

Para o início de 2025 está prevista uma nova reunião com os professores pertencentes aos GTR, para partilha e análise conjunta de todos os conteúdos entretanto produzidos pela equipa do projeto.