A Oikos associa-se à campanha “Humedales Vivos” promovida pela UICN nas Honduras e financiada pelo Governo do Canadá, sobre a importância ecológica, económica, social e cultural das Zonas Húmidas. A iniciativa sublinha o seu papel na proteção da biodiversidade, na regulação do clima e da água, na prevenção de cheias e secas e na garantia de meios de subsistência para milhões de pessoas. Estes ecossistemas são também habitat de uma enorme diversidade de espécies e pilares da segurança alimentar, da pesca, da agricultura e do turismo de natureza.
Ao mesmo tempo, a campanha alerta para a rápida perda global das Zonas Húmidas – cerca de 35% desapareceram nos últimos 50 anos – e para as ameaças crescentes resultantes da poluição, do uso insustentável do solo e das alterações climáticas. Um eixo central da iniciativa é a valorização dos conhecimentos tradicionais das comunidades locais, povos indígenas e afrodescendentes, que ao longo de gerações têm garantido o uso sustentável destes ecossistemas, preservando o seu equilíbrio natural, cultural e ecológico.
O principal objetivo da iniciativa é sensibilizar e promover um sentido de pertença e responsabilidade nas comunidades e nos visitantes destes ecossistemas críticos nas Honduras, incentivando a sua proteção e gestão sustentável.
É cada vez mais necessário assumir o compromisso com a conservação da natureza, a justiça ambiental e o papel das comunidades na proteção dos ecossistemas vitais para o futuro do planeta!
Acompanhe a campanha nas redes sociais da Oikos na América Central e da UICN.