Moçambique

Projeto finalizado: famílias ameaças por desastres naturais estão mais protegidas

O projeto “Assegurando a segurança alimentar na zona costeira dos distritos da Ilha de Moçambique, Mossuril e Mongicual” foi realizado entre outubro de 2010 e dezembro de 2011. Sendo Moçambique um país onde a ocorrência de desastres naturais constitui uma grande barreira para o rápido desenvolvimento económico e sustentável, devido aos danos humanos e materiais que a ocorrência desses eventos extremos causa, a Oikos, em conjunto com parceiros locais, procurou criar diferentes métodos de proteção para os alimentos produzidos pelas comunidades em risco, assim como melhorar a sua capacidade de recuperação quando da ocorrência de um desastre natural.

O projeto possibilitou não só a distribuição de sementes de milho para ciclos de curta duração e outras culturas, como também impulsionou o acompanhamento técnico de culturas e dos campos de produção, e a realização de ações de formação e sensibilização nas temáticas do projeto.

 

Para isto, foram realizadas uma série de atividades e ações, nas quais houve uma grande participação da comunidade, e através das quais promovia-se o respeito para com o ambiente, o empoderamento das mulheres, e a igualdade entre homens e mulheres.

 

A seleção de quais seriam as comunidades beneficiárias aconteceu com base em sua localização geográfica, sobretudo aquelas mais vulneráveis às ameaças naturais, como ciclones, maremotos e secas.

 

Inicialmente estava previsto um número total de 9.752 famílias beneficiárias, mas foi possível envolver muitas mais famílias, chegando a um total de 22.538 beneficiárias. No decorrer do projeto, verificou-se um grande interesse de mais famílias em receber formação, sendo posteriormente integradas nos grupos de agricultores.

 

Desta forma, acredita-se que o projeto contribuiu para minimizar o impacto dos perigos naturais a estas comunidades vulneráveis, através da melhoria da sua segurança alimentar nos distritos da Ilha de Moçambique, Mossuril e Mogincual e reduziu a exposição da produção de alimentos a riscos de catástrofes naturais, melhorando a capacidade de recuperação dos agricultores no que toca aos alimentos disponíveis em caso de desastres.

 

Na sequência deste projecto, teve início no mês de março de 2012 o projeto A “comunidade-modelo” – Consolidação de soluções de base comunitária para a redução do risco de desastres nos distritos da Ilha de Moçambique e de Mossuril, que visa consolidar muitas das iniciativas desenvolvidas, assim como tornar as comunidades cada vez mais independentes e informadas no que respeita a redução dos impactos causados por desastres naturais.