Programa de Desenvolvimento Integral em 7 comunidades rurais da Zona de Amortecimento do Santuario Histórico Bosque de Pomac
Pretendemos melhorar a saúde comunitária, a qualidade do ensino e as capacidades das famílias de 7 comunidades da Zona Tampão do Santuário Histórico do Bosque de Pomac.
As comunidades estavam localizadas numa zona de difícil acesso do Santuário Histórico Bosque de Pomac e formavam uma população de 10.678 habitantes, com pessoas tradicionalmente da zona, mas também migrantes da serra do Departamento de Cajamarca. Uma percentagem significativa de famílias continuava sem acesso a serviços básicos e muitas viviam abaixo do limiar da pobreza, com rendimentos familiares inferiores a 140$ mensais. Os seus rendimentos vinham da agricultura e pecuária, que eram limitados pelo pouco acesso à água e às técnicas de produção tradicionais, levando a formas de rendimento ilícitas no bosque (extracção de madeira e carvão).
Esta era também uma região com alta taxa de analfabetismo e com um sistema de saúde deficiente (apenas existiam 5 postos de saúde com 13 profissionais para atender a uma população superior a 10.000 pessoas).
Assim, o projeto visava o desenvolvendo de atividades nas áreas da educação para a melhoria da qualidade do ensino pré-escolar e primário; da saúde, para aumentar a capacidade, qualidade e acesso aos serviços de sistema de saúde básico das famílias; e da capacidade produtiva, para expandir e diversificar as fontes de rendimentos das famílias.
Localidade: Pítipo, Túcume, Pacora, Jayanca
Quando: 2010-2011
Financiamento: 706 943 €
Beneficiários: 5 964 pessoas