A Oikos foi convidada a participar na segunda sessão anual do Conselho de Co-Gestão de Pescas na Ilha de Moçambique, órgão que reúne todas as partes interessadas do sector das pescas com foco na preservação dos recursos pesqueiros e na gestão das pescas.
Esta sessão, que decorreu em 16 de Julho, teve a presença especial do Director Provincial do Mar Águas Interiores e Pescas. Foi presidida pelo Administrador do Distrito e teve-se a oportunidade de abordar os avanços conseguidos no que se refere à prática de comportamentos ambientalmente mais responsáveis da comunidade pesqueira e as dificuldades e desafios existentes.
O Director Provincial apresentou o programa MaisPeixe Sustentável que engloba os 4 distritos da acção do projecto da Oikos Okhapelela (em Mogincual, Liúpo, Ilha de Moçambique e Mossuril) e é gerido pelo Fundo de Fomento Pesqueiro, que representa uma janela de oportunidades muito significativas para o desenvolvimento do sector.
Houve também oportunidade para a apresentação do projecto “Rede de Áreas Marinhas Protegidas Geridas pelas Comunidades Pesqueiras de Pequena Escala em Moçambique” implementado pela RARE na Ilha de Moçambique e que se prevê possa complementar a acção da Oikos no distrito.
Participantes: Tome Nhamadinha Capece (Dir. PMAIP); Luciano Augusto (Administrador do Distrito IdM); Mariamo Jamal (Director SDAE IdM)