Notícias

Os recursos naturais que deveriam sustentar os portugueses durante os 365 do ano, esgotaram-se em 127 dias. E agora?

? Que Portugal tem uma pegada ecológica muito superior à sua capacidade de regenerar recursos naturais e absorver resíduos (a chamada biocapacidade).

? Que a partir de dia 6 começámos a viver num “crédito ambiental”, estando agora a usar recursos que não temos e que só deveriam ser utilizados a partir de 2024.

? Que estamos a esgotar os recursos naturais que o planeta consegue regenerar cada vez mais cedo de ano para ano.

? Que somos o 46º país do mundo a esgotar os recursos mais cedo.

? Que se todas as pessoas do mundo vivessem como os portugueses, a humanidade precisaria de mais 1,5 planetas para sobreviver.

Esta data, estimada todos os anos pela Global Footprint Network, torna-se cada vez mais alarmante. Porque estamos a viver há décadas com recursos que não temos?

Comece a contribuir para uma mudança!

Pelos Solos, não desperdice alimentos e tente substituir o seu consumo de proteína animal por proteína vegetal.

Pelas Cidades, utilize transportes públicos ou partilhe boleias para evitar emissões de gases prejudiciais para o ambiente.

Pelas Pessoas, sensibilize e espalhe a palavra, e partilhe quais as medidas que temos de tomar para que possamos atrasar este dia a cada ano.

Pelo Planeta, não contribua para a utilização de plásticos de utilização única e não compactue com indústrias de “fast fashion”. Promova sim a economia circular.

Pelo Futuro, comece a agir hoje para que as gerações vindouras possam viver com dignidade.

A Oikos está a contrariar as alterações climáticas e a promover a sustentabilidade, através de projetos de desenvolvimento sustentável.