A Oikos, em parceria com a Welthungerhilfe e financiamento da DGECHO/Comissão Europeia, recuperou os meios de subsistência das famílias afectadas pelas cheias nas províncias da Zambézia e Nampula.
O projecto ReLive surge em consequência das cheias que, no princípio do ano 2015, afectaram a região centro e norte de Moçambique, com maior enfoque para as províncias da Zambézia e Nampula, onde se registou uma grande destruição dos meios de subsistências das comunidades mais vulneráveis.
A intervenção da Oikos nos distritos da Ilha de Moçambique, Monapo e Mossuril desenvolveu-se em dois eixos principais:
O primeiro eixo foi a recuperação da actividade agrícola, principal meio de sobrevivência das comunidades. Neste domínio foram realizadas duas épocas agrícolas desde a situação das chuvas, sendo a primeira época de cereais (milho, amendoim, feijões e sésamo) e a segunda constituída essencialmente por hortícolas (tomate, cebola, alface, couve, repolho e pimento).
Estas culturas serviram em primeira instancia para garantir a segurança alimentar das famílias e melhorar a a nível nutricional, tendo-se optado por culturas de rendimento como o sésamo e as hortícolas. Todo processo produtivo foi complementado pelas capacitações através dos Campos de demonstração de resultados (CDR) e acompanhamento técnico através de extensionistas agrários.
O segundo eixo foi a recuperação de infra-estruturas comunitárias afectadas pelas chuvas. Foram reabilitado dois sistemas de irrigação (represas), nas comunidades de Nawiripe (Mossuril) e Entete (Ilha de Moçambique) que aumentaram a disponibilidade de água e alargaram as possibilidades de cultivo de hortícolas durante mais meses do ano.
Foram ainda melhorados e protegidos 5 poços que aumentaram a disponibilidade de água segura por parte das comunidades.
Por outro lado foram construídas 3 salas de aulas, 1 casa modelo, 2 celeiros melhorados e 3 bancos de cereais com o intuito de capacitar e consciencializar a comunidade sobre a necessidade de adoptar técnicas de construções resilientes e que proteja os seus meios de vida.
Consulte aqui a galeria fotográfica para conhecer mais sobre este projeto em imagens.