Notícias

Novo projeto em Cuba

Iniciámos um novo projeto que pretende contribuir para o fortalecimento da soberania alimentar e nutricional na Ilha da Juventude, em Cuba

O “Projeto de apoio ao fortalecimento da produção de alimentos processados na Ilha da Juventude” irá focar-se em promover métodos e insumos de origem local e de baixo custo que contribuirão para uma menor dependência externa, e irão promover o desenvolvimento local enquanto se melhora a eficiência da produção.

Simultaneamente, pretende-se melhorar a eficácia da cadeia de valor de produtos agrícolas, estimulando os processos de produção, conservação, processamento de farinha e distribuição de alimentos. No total, serão cerca de 303 produtores agrícolas que beneficiarão desta iniciativa.

Com o apoio do Japão, a Oikos pode agora focar-se na reparação de mini-indústrias, bem como na instalação de equipamentos de processamento de alimentos numa cooperativa de créditos e serviços do município.

Na cerimónia de assinatura do contrato esteve presente o Embaixador Hirata Kenji, que destacou a importância que deve ser dada à produção local de alimentos, e Sandra Lopes, Vogal do Conselho Diretivo da Oikos. Juntos, oficializaram o documento que representa os esforços que serão feitos pela Oikos, que é a entidade responsável pela execução da iniciativa.

Serão também parceiros desta iniciativa a ANAP e o Instituto de Pesquisa em Fruticultura Tropical.