Melhorar a segurança alimentar e a resiliência das comunidades afetadas pelos conflitos e contribuir para o desenvolvimento económico e promoção de paz em Cabo Delgado

Pretendemos melhorar os meios de vida das famílias afetadas pelo conflito em Cabo Delgado através da criação de centros de produção de hortícolas e de uma Rede de comercialização na bacia do río Megaruma no distrito de Ancuabe como forma de contribuir para a segurança alimentar, desenvolvimento económico da comunidade e promoção da paz.

Apesar da sua riqueza em recursos naturais, Moçambique enfrenta elevados níveis de pobreza e exclusão, com 72,5% da população em situação de pobreza multidimensional. Desde 2017, Cabo Delgado vive um conflito armado que resultou em milhares de mortes e deslocados. A província apresenta grandes fragilidades socioeconómicas, mas também um elevado potencial agrícola subaproveitado.

A nossa ação visa reforçar a resiliência das comunidades afetadas, promovendo a segurança alimentar, a recuperação económica e a paz, através do aproveitamento de zonas irrigáveis nas bacias do rio Megaruma.​ Através do projeto pretendemos: 

  • Aumentar a produção e produtividade agrícola das comunidades através da melhoria de infraestruturas, gestão participativa e capacitação de produtores.
  • Reforçar a comercialização da produção hortícola por meio da estruturação de redes de produtores e ligações aos mercados.
  • Melhorar o acesso das comunidades a serviços financeiros inclusivos, promovendo poupança, crédito rotativo e ligações com instituições financeiras.
  • Fortalecer a gestão local do risco de desastres com sensibilização, formação e construção de estruturas de armazenamento de alimentos.
País: Moçambique

Localidade: Cabo Delgado, Bacia do río Megaruma, Distrito de Ancuabe

Quando: DEZ 2024 - DEZ 2026

Orçamento: 382 101 €

Beneficiários: 300 famílias, 1 500 pessoas afetadas e 300​ pequenos produtores

EIXOS TEMÁTICOS

SETORES DE INTERVENÇÃO

Últimas Notícias

Ainda não há notícias no projeto



Related projects