Projeto de Financiamento ao Empreendedorismo Rural

Pretendemos melhorar os meios de vida e a resiliência de pequenos produtores rurais, empreendedores agrícolas e outros empreendimentos não agrícolas, através do aumento do acesso a serviços e produtos financeiros inclusivos e diversos.

É no mundo rural em Moçambique onde se concentra a maior parte da população a viver num elevado nível de pobreza e com baixos recursos. Mesmo com um potencial de crescimento muito elevado na agricultura e pescas, até agora estes setores têm baixos níveis de produção, qualidade e recursos obtidos pelas famílias envolvidas. Um dos fatores que afetam estes níveis de desenvolvimento e rentabilidade é a dificuldade dos pequenos produtores e empresários em aceder a recursos técnicos e serviços financeiros que possam permitir o fluxo de financiamento em momentos chave das cadeias de valor para os produtores que procuram expandir e intensificar as suas atividades. 

Concebido para responder diretamente a estes grandes desafios, o nosso apoio abrange 10 províncias e incide sobre a população mais pobre para garantir que os serviços financeiros rurais chegam às comunidades desfavorecidas e aos grupos financeiramente excluídos. O consórcio Oikos e SEPPA,  providencia formação aos pequenos empresários agrícolas e não agrícolas rurais da Região Norte, abrangendo as Províncias de Nampula, Cabo Delgado e Niassa, ao mesmo tempo que se desenvolvem  serviços financeiros para produtos agrícolas e de financiamento rural. 

País: Moçambique

Localidade: Nampula, Cabo Delgado e Niassa

Quando: 2020-2023

Orçamento: 2 357 266 €

Beneficiários: 4 147 pessoas

EIXOS TEMÁTICOS

SETORES DE INTERVENÇÃO

Projetos Relacionados