Assistência Alimentar às comunidades afectadas pelo Ciclone Idai
Prestámos assistência multissectorial às comunidades afectadas pelo Ciclone IDAI através de uma resposta rápida de apoio no acesso a bens alimentares.
Os ciclones Idai e Kenneth atingiram o centro de Moçambique, nomeadamente a região da Beira, em 2019. Ambos os desastres resultaram na morte de quase 700 pessoas, na destruição de infra-estruturas e na perturbação da economia, em particular ao nível da agricultura, afetando cerca de 2,2 milhões de pessoas.
Numa primeira fase, a assistência / distribuição de alimentos foi levada a cabo no INGC / Programa Alimentar Mundial (PAM) nos Centros de Alojamento ou Pontos de Distribuição indicados pelo PAM, nos Distritos do Dondo e Nhamatanda. Numa segunda fase, de acordo com a evolução da situação, a distribuição de alimentos foi estendida para outros locais.
Seis outros Centros de Armazenamento foram identificados pela OIKOS e pela CEFA, permitindo a cobertura de um número maior de beneficiários e descentralizando a ação para outras localidades. Alguns dos centros de distribuição / locais de armazenamento identificados necessitaram também de pequenos trabalhos de reabilitação, para garantir os padrões de qualidade necessários.
A Oikos procurou prestar assistência multissectorial às comunidades afectadas pelo Ciclone IDAI através de uma resposta rápida de apoio no acesso a bens alimentares. Desta forma, foi possível reduzir o sofrimento das famílias afetadas através da provisão de ajuda humanitária de urgência, minimizando riscos de saúde e reduzindo a sua vulnerabilidade.
Localidade: Cabo Delgado
Quando: 2019
Financiamento: 132 163 €
Beneficiários: 35 000 pessoas