Desenvolvimento de modelos de habitações resistentes a ciclones nos Distritos de Angoche e Mogincual
Procuramos identificar e testar intervenções inovadoras de pequena escala para proteção contra ciclones, através de uma abordagem participativa e de capacitação local.
Em 2007, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) confirmou que nos últimos anos houve uma tendência para o aumento de temperaturas. A incidência de desastres naturais, tais como chuvas intensas, ciclones e secas está a aumentar. Torna-se portanto imperativo mudar o paradigma de concentração em respostas aos desastres naturais para a prevenção e preparação das comunidades no sentido de adaptarem os seus modos de vida às mudanças geradas pelas alterações climáticas, para a diminuição dos riscos sofridos quando a ocorrência de uma catástrofe natural.
Em Março de 2008 o ciclone Jokwe afectou 201.600 mil pessoas em Moçambique. As Províncias de Nampula e Zambezia foram severamente afectadas pelos ventos de 200Km/h e ocorreram grandes inundações. A mais afectada, Nampula, teve destruídas várias infra-estruturas, nomeadamente Centros de Saúde, 159 salas de aula e 40.158 casas.
Esta iniciativa visa a identificação e o teste de intervenções inovadoras de pequena escala para a protecção contra ciclones. Através de uma abordagem participativa e da capacitação local em áreas vulneráveis a desastres, nos distritos de Mogincual e Angoche, Província de Nampula, pretende-se divulgar iniciativas e preparar condições para uma futura replicação.
Localidade: Nampula
Quando: 2010-2011
Financiamento: 160 000 €
Beneficiários: 1 500 pessoas
PARCEIROS
Sem parceiros no projeto