Implementação de sistema de alerta e resposta comunitário aos desastres naturais na Ilha de Moçambique e nos Distritos de Mossuril, Moçambique – Dipecho
Pretendemos promover a criação e integração de sistemas comunitários de alerta e resposta, bem como estratégias de redução do risco.
A 9 de Março de 2008, o ciclone “Jokwe”, de categoria 3, causou o primeiro deslizamento de terras a Sul de Mossuril, devastando a região, o que inclui a Ilha de Moçambique.
O alto impacto ao nível material e infra-estruturas, causando igualmente perda de meios de subsistência além de mortes, resultou da combinação de vulnerabilidades económico social na região e incapacidade de resposta a desastres naturais.
Assim, a Oikos pretendeu aumentar preparação e capacidade de resposta das comunidades vulneráveis nas áreas costeiras da Ilha de Moçambique e Mossuril, e minimizar o impacto de ciclones, maremotos e outros desastres naturais.
Para isto, as ações empreendidas procuraram promover a criação e integração de sistemas comunitários de alerta e resposta, bem como estratégias de redução do risco, suportadas por planos governamentais de resposta a desastre.
Localidade: Nampula
Quando: 2008-2010
Financiamento: 18 4517 €
Beneficiários: 74 765 pessoas