No Dia Internacional para a Redução dos Desastres Naturais realizou-se uma marcha em Bluefields, na Nicarágua. Dezenas de crianças, jovens e adultos juntaram-se para assinalar o dia, alertando para importância desta temática dos desastres naturais, suscitando pensamento crítico sobre as formas de prevenção e mitigação, assim como de criar uma sociedade mais capacitada para reagir e enfrentar as catástrofes naturais.
Com as alterações climáticas que se tem vindo a verificar nos últimos anos, uma tendência para o aumento da intensidade e frequência de fenómenos climáticos extremos. Se é verdade que a sua ocorrência e intensidade tenderá a aumentar durante os próximos anos, não é menos verdade que as vítimas humanas e os prejuízos na infra-estrutura económica que causam estão relacionados com a inexistência de mecanismos de alerta precoce e planos de mitigação de risco, com a diminuição da resiliência dos sistemas naturais, e com o grau de vulnerabilidade das sociedades humanas.
Neste sentido, a Oikos tem vindo a realizar vários projetos de Prevenção e Preparação de Catástrofes, nomeadamente este que se encontra a decorrer na América Central, acreditando que comunidades preparadas terão maiores possibilidades de sofrer menos impatos em caso de emergência.