Notícias

Marcámos o Dia Internacional da Mulher em São Tomé

No distrito de Lobata, em São Tomé, o Dia Internacional da Mulher foi comemorado com uma feira de produtos hortícolas, seguida de conversa e debate sobre temas tão diversos como os direitos das mulheres, igualdade de género, violência doméstica, abuso sexual, gravidez precoce e incentivos à prossecução dos estudos.

Esta atividade dinamizada com grande empenho pela Rede Mulher (SOS Mulher, AMEP, ASMJ, PDHEG, Mamã Catxina), contou com dramatizações teatrais para melhor ilustrar os temas debatidos.

Janete Carvalho – técnica da Oikos – destaca que “A feira em si, a conversa e o debate com as mulheres vendedoras e as demais participantes, bem como o envolvimento delas/deles perante os temas abordados, foram muito positivos”.

A atividade decorreu no âmbito do projeto “Fortalecimento das OSC de mulheres em STP para promover uma governação inclusiva e participativa”, executado pela Oikos em parceria com a Associação das Mulheres Empresárias e Profissionais de São Tomé e Príncipe, e com o apoio da Rede das OSC de mulheres, com financiamento da União Europeia e Cooperação Portuguesa / Instituto Camões.