Foi entregue às comunidades de Crusse, Namalasa, Inago e Mugigivava o Plano de Administração Florestal da Reserva de Matibane, no distrito de Mossuril.
Foi dado mais um passo em prol da preservação ambiental, alicerçado nos esforços para o desenvolvimento sustentável de comunidades isoladas em Moçambique que têm potencial escondido e por vezes esquecido!
O documento foi elaborado pelos Serviços do Ambiente da Província de Nampula durante os últimos dois anos, no âmbito do projeto Okhapelela, onde foi realizado o inventário florestal de uma área de 11.089 hectares. Neste inventário foi identificado o potencial existente e de que forma as comunidades podem efetivamente colaborar no planeamento e beneficiar do uso sustentável dos recursos naturais dos quais dependem para a sobrevivência.
A cerimónia, que se realizou no ato da entrega do Plano, contou com a presença de representantes do Secretário de Estado da Província, Mety Gondola, a quem foram também apresentadas as atividades que têm vindo a ser promovidas para desenvolver as comunidades.
A Reserva Florestal de Matibane foi criada para preservar o povoamento da árvore de Mecrusse (Androstachys johnsonii), que se encontra na lista vermelha das espécies de árvores em perigo de extinção da IUCN. Esta reserva natural é também o único local do mundo onde se pode observar a espécie Ncuria (Icuria dumensis).
A primeira versão do Plano de Administração da Reserva Florestal de Matibane foi realizada em 2010 pela Direção Provincial de Agricultura e Segurança Alimentar de Nampula (DPASA), através dos Serviços Províncias de Florestas e Fauna Bravia (SPFFB) e com apoio da FAO.
A atualização do Plano de Administração da Reserva Florestal de Matibane é o resultado do trabalho conjunto entre o Serviço Provincial do Ambiente de Nampula e das autoridades locais no âmbito do projeto “Reforço da responsabilidade individual e coletiva, pública e privada, no acesso, gestão e valorização responsável e sustentável dos recursos naturais, agrícolas e pesqueiros no litoral de Nampula”.