Moçambique

Joaquim da Silva, beneficiário de Projeto de Financiamento ao Empreendedorismo Rural em Moçambique

Joaquim da Silva vive no distrito de Moma em Nampula com os seus 6 filhos. Joaquim vivia dos produtos agrícolas que cultivava e foi através da sua participação na formação de planos de negócio e poupança e créditos rotativos que aprendeu novas habilidades técnicas e a criar rendimento extra agrícola.

Através deste conhecimento, Joaquim viu como oportunidade de negócio junto da sua comunidade vender bens de primeira necessidade (sabão, açúcar, óleo, entre outros…). Para este investimento Joaquim não só se autofinanciou, com as suas próprias poupanças, como recorreu ao grupo de poupança da comunidade do qual ele também faz parte.

Com base na formação, desenhou o seu plano de negócio de venda de produtos de primeira necessidade, tendo recorrido ao crédito do grupo de poupança, em 3’500MTN (cerca €48), valor que usou para adquirir as mercadorias, dando início ao seu negócio de venda de produtos de primeira necessidade (óleo alimentar, sabão, açúcar, refrigerantes, temperos, etc.), que se localiza no mercado local.

Agora, consciente dos cálculos de despesas, receitas e lucro, Joaquim foi ainda foi capaz de aumentar a sua produção agrícola com destaque para as culturas de rendimento como é caso do gergelim e feijão bóer com os lucros da sua mercearia.

Ele sente que, fazendo negócio além da produção agrícola as suas condições de vida irão melhorar significativamente e sempre terá algum dinheiro guardado no grupo de poupança. Após a sua formação, gostaria que existissem agências de financiamento na sua zona para ter acesso a um investimento grande para aumentar o negócio rumo a uma situação económica estável (melhoramento da casa, utensílios domésticos e uma renda constante).

Joaquim da Silva, beneficiário de Projeto de Financiamento ao Empreendedorismo Rural em Moçambique