Notícias

Intercâmbio de aprendizagens para uma melhor co-gestão comunitária dos espaços marinhos Moçambicanos

Este intercâmbio envolveu partilhas de conhecimento das várias partes, visitas aos centros de pescas para se conhecerem as artes de pescas usadas em cada região, assim como visitas aos escritórios para se compreender e delinear a gestão administrativa do grupo. Ao mesmo tempo, debateram-se estratégias para melhorar os trabalhos nas várias comunidades, de modo a cada uma garantir a gestão sustentável dos seus recursos marinhos e pesqueiros.

“Ver não é o mesmo que ouvir ou ler, por isso queremos que haja mais iniciativas destas”; “Esta troca de aprendizagens mostrou-me que com isso poderemos superar algumas dificuldades que temos enfrentado nas nossas atividades, porque aqui cada um partilhou o melhor que está a fazer na gestão dos recursos marinhos e pesqueiros na sua comunidade”, partilharam alguns participantes.

As atividades foram acompanhadas pelos técnicos da Oikos, Técnicos de Pescas do SDAE da ilha de Moçambique e Mossuril e o técnico da WWF, que são responsáveis por assistir os CCPs no distrito de Angoche.

Uma atividade que decorreu no âmbito do projeto “Promoção da conservação marinha através da cogestão comunitária”, que está a ser implementado nos distritos da Ilha de Moçambique e Mossuril, com o financiamento da Blue Ventures.