Comunidades Resilientes: promover o desenvolvimento territorial inclusivo a partir de uma abordagem baseada nos Direitos Económicos, Sociais, Culturais e Ambientais (DESC) das populações vulneráveis a nível local
Pretendemos contribuir para o reforço do papel de liderança da sociedade civil hondurenha como um ator de desenvolvimento sustentável e inclusivo a partir de um abordagem baseada nos direitos e com ênfase em grupos vulneráveis.
Períodos prolongados de seca e ciclos de precipitação alterados destroem/reduzem as colheitas dos agricultores, pressionam as florestas, os solos, a água, a biodiversidade e afetam a competitividade e a produtividade dos pequenos/médios produtores.
Com base numa metodologia de ação integrada, procuramos assim responder às necessidades e dificuldades de 6 dos municípios mais vulneráveis do Corredor Seco das Honduras aos efeitos adversos das Alterações Climáticas.
Pretendemos assim:
- Promover iniciativas de transição agroecológica de cadeias de valor agroflorestais e silvopastorais, promovendo a inovação social, económica e tecnológica do contexto produtivo local e do empreendorismo de populações em condições de vulnerabilidade.
- Estabelecer processos de diálogo e participação inclusiva multiator para o empoderamento, liderança e participação social na construção e implementação de políticas e estratégias locais de desenvolvimento económico, social e ambiental com produtores, consumidores, sociedade civil organizada, setor privado e autoridades locais.
- Fortalecer as capacidades técnicas e políticas de organizações de base de produtores, defensores do meio ambiente, consumidores e autoridades locais para impulsionar processos de monitorização, auditoria social, advocacia para um desenvolvimento local inclusivo fundamentado no respeito dos Direitos Económicos, Sociais e Culturais.
Localidade: Chorutega
Quando: 2023-2026
Financiamento: 2 039 997 €
Beneficiários: 3 502 pessoas