No seguimento do trabalho que tem sido feito na gestão e valorização responsável e sustentável de recursos naturais agrícolas e pesqueiros no Litoral de Nampula, a Oikos promoveu uma formação para a União dos Conselhos Comunitários de Pescas da Ilha de Moçambique. Estes são uma fusão de três Conselhos: Sanculo, Ilha Insular e Quissanga.
Os objetivos foram reforçar as capacidades de funcionamento destes Conselhos, de modo a garantir a gestão coletiva de recursos pesqueiros com a comunidade local e ainda garantir que os Conselhos Comunitários de Pesca fazem os seus próprios planos de ação.
A formação, que aconteceu a 28 de Agosto de 2019, teve o envolvimento de todos membros destes Conselhos (22 participantes) e também o técnico de pescas dos Serviços Distritais de Atividades Económicas.
Foram discutidos os problemas que os membros enfrentam no seu dia-a-dia nas comunidades no que diz respeito à gestão dos recursos pesqueiros no distrito da Ilha de Moçambique, nomeadamente na proteção do mangal e corais, dificuldades na fiscalização às artes nocivas de pescas, necessidade de melhor coordenação com autoridades e de uma planificação coordenada entre todos os atores do sector.
Este trabalho foi concluído com diversas propostas de soluções e ações concretas ao nível da fiscalização e sensibilização comunitária que agora os Conselhos irão melhorar para apresentar em sede do Conselho de Co-Gestão de Pescas da Ilha de Moçambique.