Realizámos, de 27 de setembro a 8 de outubro, na Ilha de Moçambique, uma formação de formadores que vai permitir que técnicos especializados possam transferir às comunidades rurais mais pobres conhecimentos e habilidades práticas para identificação de atividades de rendimento e gestão de negócios. Este apoio facilitará o acesso a fontes de financiamento e contribuirá para a melhoria das suas condições de vida.
Foram dias intensos de trabalho onde se abordaram temas diversos sobre finanças e agronegócios, desde a elaboração de planos de negócios simples, listagem de oportunidades nas comunidades e análise de cadeias de valor de agricultura, pesca, piscicultura, produtos florestais, pequena mercearia e venda de alimentos confecionados.
Uma componente muito importante desta formação foi a abordagem sobre igualdade de género e juventude, como forma de promover as relações sociais inclusivas dentro das comunidades, assim como promover o envolvimento dos jovens nas atividades de melhoria de rendimento.
Aconteceu também uma importante troca de experiências entre equipas, uma vez que a formação contou com a presença da equipa da Oikos na Ilha de Moçambique e a equipa operacional do projeto que atua em Nampula, Niassa e Cabo Delgado, juntamente com a Administração Nacional de Pescas (ADNAP) e a Direção Provincial de Florestas e Ambiente dos Serviços Provinciais de Atividades Económicas (SPA).
A equipa partilhou preocupações como o licenciamento de exploração de recursos madeireiros, além dos problemas ambientais na exploração de recursos pesqueiros e florestais.
Esta ação faz parte do trabalho continuado da Oikos e parceiros nas ações de desenvolvimento rural, que tem como objetivo final a melhoria dos índices de pobreza da população nestas zonas de Moçambique através de um amplo leque de atividades como capacitação técnica em produção agrícola, estabelecimento de relações de mercado com os comerciantes rurais para o escoamento da produção, a educação financeira e o desenvolvimento de micronegócios para o fortalecimento das capacidades de geração de rendimento.