Desenvolvimento rural sustentável na Baía de Jiquilisco
Pretende-se criar um novo modelo de desenvolvimento regional que promove a implementação de novas formas de produção através do reforço das capacidades socioeconómicas da população local, para melhoraria da Segurança Alimentar e Nutricional.
Sendo a pastorícia e a agricultura, juntamente com a pesca, as principais fontes de rendimento da população da Baía de Jiquilisco, este projecto pretende melhorar a qualidade de vida das populações em condição de vulnerabilidade e pobreza, através da criação de fontes alternativas de rendimento, com base em uma proposta de desenvolvimento rural sustentável. A Baía de Jiquilisco, no departamento de Usulután, é uma das zonas mais importantes de El Salvador devido ao seu potencial ecológico e económico, e por ser o maior bosque com salinas do país, tendo ainda uma influência hidrológica importante no contexto de regulação e estabilidade do clima regional.
O aumento do terreno utilizado para agricultura e o forte crescimento populacional tem provocado a degradação e a desflorestação da zona de floresta da região, afectando enormemente a formação dos Manguezais. Nota-se ainda altos índices de taxa de desemprego e de insegurança alimentar, com um crescente movimento de migração das populações para a cidade.
Para isto, as ações estão divididas em três âmbitos: 1) formulação de estratégia e criação de instrumentos adequados para o desenvolvimento territorial da região; 2) exploração dos recursos naturais da zona, tendo em conta o respeito pelo meio ambiente; e 3) consciencialização, educação e participação da população nos processos de desenvolvimento local.
Tendo como base o desenvolvimento sustentável, as ações desenvolvidas neste projeto pretendem que, em conjunto com a população local, sejam encontradas alternativas de produção, que resultem na comercialização e diversificação agrícola, de modo que a população tenha possibilidades locais de atividades económicas alternativas. Para isto, será desenhada uma estratégia de comercialização local.
Um outro problema significativo é o facto de a maioria dos casarios rurais terem um saneamento (latrinas) deficiente, gerando a contaminação da água e ambiente. Para a mudança desta realidade, serão implementadas diversas iniciativas que visam maior saneamento ambiental.
Por fim, pretende-se que a elaboração de uma proposta de desenvolvimento rural sustentável para o ecossistema de manguezais seja realizada em parceria, e através de acordos, com as câmaras municipais, de modo que se estabeleçam procedimentos e políticas públicas neste sentido.
Localidade: Departamento de Uslután, Município de Jiquilisco
Quando: 2010-2013
Financiamento: 553 088 €
Beneficiários: 47 784 pessoas