Conservação de alimentos para reforçar a soberania alimentar local na Província de Matanzas
Um novo conjunto de fatores está a redefinir de forma rápida a situação alimentar global. O aumento dos rendimentos, as alterações climáticas, os preços elevados da energia, a globalização e urbanização estão a transformar o consumo, a produção e os mercados alimentares. A influência do sector privado no sistema alimentar mundial, especialmente a incidência dos retalhistas de alimentos, está também a aumentar rapidamente. As mudanças na disponibilidade de alimentos, o aumento dos preços das mercadorias e as novas ligações produtor-consumidor estão a ter um grande impacto na subsistência das populações pobres e em situação de insegurança alimentar.
Tudo isto requer a procura de soluções significativas para a produção alimentar em Cuba, para a qual existem várias tecnologias disponíveis no país, bem como a vontade dos vários atores sociais.
Assim, a Oikos procura contribuir para a conservação dos alimentos para reforçar a soberania alimentar a nível local na Província de Matanzas e reforçar a cadeia de valor através da conservação de alimentos a nível local nos cenários selecionados.
Com este trabalho, implementamos e validamos um sistema integrado de gestão da cadeia de valor (SGICV), reduzindo pelo menos 15% das perdas pós-colheita e ajudando a satisfazer a procura alimentar da população no município.
FINANCIADORES
Sem parceiros no projeto
PARCEIROS
Sem parceiros no projeto