Emergências Humanitárias
Os dois pilares fundamentais da ação humanitária são a assistência e a proteção. De uma forma geral, toda a ação humanitária contribui para assistir e proteger as pessoas mais vulneráveis perante uma situação de emergência, verificada ou potencial.
A opção de resposta da Oikos em termos de ação humanitária encontra-se, prioritariamente, orientada para as comunidades das regiões e países com as quais já trabalhamos, permitindo assim, através do conhecimento adquirido e já partilhado, uma maior rapidez no diagnóstico, eficiência na resposta e consistência no impacto da intervenção.
A NOSSA RESPOSTA HUMANITÁRIA EM 3 FASES
EMERGÊNCIA
São prioritários os seguintes sectores: fornecimento de água potável, abrigo, alimentação, artigos de higiene e cuidados de saúde.
REABILITAÇÃO
O objetivo é ajudar as vítimas da catástrofe a recuperar os seus meios básicos de subsistência e a reconstruir as infra-estruturas sociais básicas.
PREVENÇÃO/PREPARAÇÃO
Auxiliando as comunidades locais a desenvolver estratégias de prevenção e gestão de riscos, minorando assim os impactos futuros.
QUE SOLUÇÕES PROPOMOS
ÚLTIMAS EMERGÊNCIAS
O QUE CONSEGUIMOS
AJUDE A PREVENIR FUTURAS EMERGÊNCIAS HUMANITÁRIAS
Tem-se observado um crescente fenómeno das alterações climáticas e no número e na devastação que as catástrofes naturais têm vindo a causar, prevendo-se o agravamento desta tendência nos próximos anos. Cabe-nos a nós reverter esta realidade.