Winav Kawsaypaq – (Para uma vida melhor) – Contribuição para a Segurança Alimentar das comunidades dos municípios de Caracollo, Bolivar, Tacopaya e Tapacaril, Distritos de Oruro e Cochabamba
Pretendemos sensibilizar sobre os conceitos de segurança alimentar e debater temas fundamentais para uma melhoria sustentável da vida das comunidades, tais como os direitos de cidadania.
Dos cerca de 8 milhões de habitantes da Bolívia, 63% encontravam-se em situação de pobreza e 38% em extrema pobreza. A pobreza incidia sobretudo nas áreas rurais, onde afetava 77% da população, estando mais de metade desta em situação de indigência. Para agravar a situação, com a crescente migração para as cidades, a pobreza urbana não deixava de aumentar.
Os Departamentos de Oruro e Cochabamba estavam entre os mais desfavorecidos da Bolívia, com as comunidades rurais em situação de grande vulnerabilidade face à segurança alimentar, e a ajuda internacional não chegava para resolver os vários problemas que afetavam a sua população, sobretudo a rural.
Assim, este projeto teve uma proposta metodológica inovadora através de Centros Educativos de Demonstração (CED), dirigidos às crianças e jovens. Nestes centros divulgaram-se os conceitos de segurança alimentar e debateram-se temas fundamentais para uma melhoria sustentável da vida das comunidades, tais como os direitos de cidadania.
Simultaneamente, realizaram-se ações de fortalecimento da capacidade produtiva diretamente com as comunidades, através das suas organizações comunitárias.
País: Bolívia
Localidade: Municípios de Caracollo, Bolivar, Distritos de Oruro e Cochabamba
Quando: 2004-2007
Financiamento: 574 983 €
Beneficiários: 15 000 pessoas