Sede, energia renovável e arcas congeladoras melhoram a qualidade de vida de comunidade de pescadores e mulheres vendedoras de peixe!
Há muitos anos que a Oikos trabalha no apoio económico à pesca artesanal no sul da Ilha de São Tomé. Na comunidade de Yô Grande, construímos numa primeira fase uma nova sede da Associação dos Pescadores e vendedoras de peixe – Palaiês em designação local – e agora instalámos um sistema de energia renovável solar além de arcas congeladoras para a conservação do peixe. Esta comunidade, com diversas carências, não tem fornecimento de luz elétrica. As Palaiês da comunidade tinham que se deslocar cerca de 10 km para poderem conservar o seu peixe para venda no frio. Agora já o podem fazer pertinho da sua casa!
Este local com ponto de luz elétrica acaba por beneficiar também os restantes habitantes que faziam os mesmos 10km a pé ou pagavam a mototaxis para conseguirem carregar dispositivos móveis. Hoje já o podem fazer na comunidade.
Este é um trabalho da Oikos em parceria com a ONG Marapa que contribui para a sustentabilidade das pescas, conservação da biodiversidade marinha e segurança alimentar da população. Designa-se KikeDaMungo que significa “peixes para o futuro” em dialeto Angolar.
Financiamento da União Europeia e Camões I.P.