El Salvador

Seminário sobre prevenção e preparação de catástrofes em El Salvador

No mês de Janeiro a Oikos e os seus parceiros do projecto em El Salvador “Informação, monitorização e sistema regional de alerta rápido na Micro Região Centro de Ahuachapán” organizaram um Seminário sobre prevenção e preparação de catástrofes. O Seminário serviu essencialmente para estabelecer esforços e parcerias sobre este tema, bem como identificar prioridades do país para um próximo projecto DIPECHO* na América Central.

Este encontro revelou-se um sucesso a nível de presenças estratégicas nesta temática, contando com a participação activa da Direcção-Geral de Protecção Civil de El Salvador, a representação de 14 delegados de departamento, 5 chefes de área e mais de 100 representantes de ONGS europeias e salvadorenhas.

 

Compareceram também representantes da ECHO, da OMS, da OIM, do PNUD, da PMA e da FAO e ainda de agências de cooperação que apoiam a redução de riscos de catástrofes em El Salvador (AECID, JICA, USAID).

Presença deveras importante foi ainda o Serviço Nacional de Estudos Territoriais (SNET), também parceiro da Oikos neste projecto, que é o órgão científico responsável pelo acompanhamento e monitorização de ameaças e riscos no país.

 

No primeiro dia, foram debatidas e analisadas as prioridades geográficas, fazendo uma identificação dos municípios mais vulneráveis que serão uma prioridade para implementação futura de Projectos DIPECHO. O segundo dia incidiu sobre a definição das áreas temáticas do DIPECHO mais necessárias em El Salvador. No 3º dia foram estabelecidas abordagens inovadoras para integrar as acções futuras do DIPECHO na adaptação às alterações climáticas, à protecção dos meios de subsistência, protecção de grupos vulneráveis (crianças, mulheres, pessoas com deficiência, entre outros) e melhorar a sustentabilidade e reaplicabilidade dessas acções.

 

Este Seminário serviu ainda para divulgar as ferramentas e as metodologias de sucesso no domínio da redução de risco de catástrofes. Os representantes das Comissões de Protecção Civil Públicas formadas no âmbito do projecto “Informação, monitorização e sistema regional de alerta rápido” implementado pela OIKOS em Ahuachapán, apresentaram um Kit de Prevenção – um conjunto de materiais que as Comissões Públicas usam com o objectivo de sensibilizar e formar as comunidades locais por forma a saber como reduzir os riscos e como reagir em caso de ameaça de catástrofe.

* DIPECHO – Programa de preparação de desastres da ECHO (Ajuda Humanitária da Comissão Europeia).

 

Projectos relacionados

Projecto Integração social e laboral de jovens em risco em San Salvador